O que é Matriz BCG?

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A Matriz BCG trata-se de um gráfico utilizado para analisar um produto em relação ao mercado e aos seus concorrentes contando com dois eixos:

  • Crescimento de mercado
  • Participação relativa de mercado.

Usado por e-commerce, a Matriz BCG é utilizada para analisar o desempenho dos produtos, identificar dentro deles quais deles têm maior capacidade de produzir lucros e quais que dão mais prejuízos.

A Matriz BCG foi criada no final dos anos 60 por Bruce Henderson, fundador do Boston Consulting Group – a sigla BCG – e é uma maneira de analisar o ciclo de uma mercadoria.

Por isso entender a sua mercadoria é essencial para quem vende produtos de vários tipos e quer reconhecer em qual deles ainda vale a pena investir. Pois através disso é possível criar um planejamento de vendas eficaz e tomar decisões sobre estratégias.

COMO FUNCIONA:

Como dito acima, é dividida em dois eixos, um que representa a participação de um produto no mercado e o outro que mostra a taxa de crescimento do mercado, e então, a Matriz BCG analisa a relação entre a participação do produto no mercado e taxa de crescimento dele, classificando os seus produtos em 4 categorias: Estrela, Vaca leiteira, Ponto de Interrogação e Abacaxi.

Mas entenda que as vezes o produto que está em alta no mercado, não quer dizer que seus clientes estejam comprando de você.

A matriz BCG pode ajudar na decisão dos produtos que vale a pena ou não investir neles, se algumas atividades devem ser intensificadas e outras eliminadas.
Para avaliar, leve em consideração:

  • Identificar tendências e o perfil do seu cliente
  • Avaliar seu ramo
  • Conversar com os fornecedores sobre o fluxo de vendas dos produtos.

PONTO DE INTERROGAÇÃO:

Produto que está no início ainda tem baixa participação e pouco fluxo. Como ainda não se sabe como será o desempenho, vai precisar de um grande marketing e não gera de início lucros grandes. Por isso o ponto de interrogação, pois ainda há dúvida sobre o ciclo deles. E fique atento com quantidade de produtos “?” pois eles necessitam de grandes investimentos.

ESTRELA.

Geram um bom lucro, estão em alta, vendem bem e corresponde ao alto crescimento. Produto que faz sucesso mas precisa de investimento para continuar fazendo sucesso.
Um ponto de interrogação bem sucedido vira uma estrela. Mas mesmo assim, deve ter cuidado, pois para se manter em alta, necessitam maiores investimentos em marketing e estoques.

VACA LEITEIRA.

Produto com pequenas taxas de crescimentos nos mercados mas que permanecem estabilizados gerando lucro frequentes sem grandes investimentos.
Mantém um balanço positivo da empresa, ótimos retornos.

Dentro da Curva ABC, os produtos “vacas leiteiras, são consideradas tipo A, pois geram altos lucros sem muitos investimentos e esse é o produto ideal para uma empresa. Esse tipo de produto é fundamental para manter o equilíbrio.

ABACAXI.

No original em inglês é chamado de cachorro e no Brasil usamos ‘Abacaxi’ que nos lembra: Problemas. Tem baixa participação no mercado e rende pouco lucro.

Nas categorias estão os produtos que tem baixo fluxo e crescem pouco ou não crescem mais, e são os que mais trazem gastos para a empresa.
Se identificar esse tipo de produto, você terá duas opções: investir em um marketing pesado ou deixá-lo de lado e parar de vez.

LIMITAÇÕES DA MATRIZ BCG

Ela deve ser usada em conjunto com outras técnicas. Por isso, para garantir que sua empresa tome as melhores decisões possíveis, use vários métodos de análise.

O ciclo de vida de produtos e serviços na Matriz BCG:

Como já dito, os produtos passam por 4 estágios:

Introdução (interrogação): O produto apresenta potencial, mas as vendas são baixas, lucro não significativo, pois os investimentos são altos. Muitos gastos estão sendo aplicados no desenvolvimento de uma mercadoria.

O que não falta é custo! É necessário investir em matérias primas, testes, contratações, treinamentos e etc…

Crescimento (estrela): A aceitação no mercado aumenta, junto com o lucro e bastante investimento no produto.

Passar da Introdução para o crescimento é um trabalho duro, mas vale a pena! É preciso preparo, estudo de mercado, público alvo e inovar também faz toda a diferença.

Um produto colocado de maneira correta, as vendas começam a crescer. O lucro pode ser ainda pequeno, mas há enormes chances de se estabilizar! Uma interrogação que vira estrela! E continuando com as decisões certas, esse produto poderá ser uma das suas vacas leiteiras.

Maturidade (vacas leiteira): O produto se mantém no mercado e não exige grandes investimentos.
Um produto que chega ao estágio de maturidade já está seguro. E como consequência, as vendas não crescem mais tão rapidamente e seus gráficos ficarão lineares mas fique tranquilo, isso não significa que as coisas estão indo mal. Fique sempre em atenção com as tendências para manter o produto nessa fase.

Declínio (abacaxi): As vendas caem e o lucro some. O produto é ultrapassado e não conquista novas áreas.

A Matriz BCG é essencial para determinar no que vale a pena aplicar dinheiro e o que precisa ser abandonado. É de enorme importância saber que a matriz BCG deve ser enfrentada como uma estratégia. Tenha noção do seu negócio e identifique quais tipos de mercadorias vêm conquistando seu público, que tem vendas altas e estáveis e, ainda, aquelas que precisam ser completamente mudadas ou descartadas

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