A Curva ABC é usada na logística para aperfeiçoar o controle de estoque e a gestão, incluindo visar e analisar os produtos que podem ser usado de estratégia no seu e-commerce. Categorizar seus produtos por destaque é muito importante para saber qual produto tem mais ou menos movimento e evitar prejuízo.
Abaixo está as coisas que envolvem a Curva ABC e como usá-la para seu benefício.
Primeiramente: O que Curva ABC?
A Curva ABC, também pode ser conhecida como Teorema de Pareto. A Origem vem de uma teoria de Vilfredo Pareto, que descobriu que 80% das riquezas estavam concentradas nas mãos de apenas 20% do povo. Mais tarde, Joseph Moses Juran, usou o sistema ABC para identificar que 80% dos problemas são causados por 20% dos fatores.
A metodologia ABC é usada em várias situações de análise de consequência.
Atualmente em empresas, 80% das consequências se originam a partir de 20% das causas, por isso a Curva ABC tem sido aplicada.
Ideia da Curva ABC:
A Curva ABC na logística é usada no estoque como forma de controle para classificar a quantidade dos produtos e quais deles contribuem mais para o faturamento.
Algumas mercadorias se movimentam mais que as outras e necessitam de mais delicadeza.
Pode ser separado por descrições, por exemplo: mais movimentando, mais gasto, que dão mais custos, margem de lucros ou como achar mais fácil.
As classes ABC são classificadas como:
- Classe A: 20% dos itens representam 80% do valor do estoque;
- Classe B: 30% dos itens representam 15% do valor do estoque;
- Classe C: 50% dos itens representam 5% do valor do estoque.
Você deve saber que a CLASSE A é um agrupado de coisas mais importantes a serem trabalhados e cuidados, pois são as mercadorias que dão alta porcentagem.
A CLASSE B é o agrupado que possui uma boa contribuição e precisa de uma administração.
A CLASSE C é o agrupado de coisas menos importantes na questão de giro, porém, você deve ficar atento pois há um custo para mante-la.
O proveito de abraçar a ideia ABC no estoque
- Estoque de acordo com os pedidos.
O sistema ABC no estoque te dá essenciais informações sobre a movimentação. Você consegue ter a consciência de quais mercadorias que saem mais, o quanto custa e o quanto lucra, quando representam algo significativo para a empresa.
Desse jeito, a administração do estoque estará sempre conforme os pedidos dos clientes, não deixando faltar ou exagerar nos que não movimentam muito.
- Campanhas de Marketing.
As Vantagens da Curva ABC se expandiu em vários setores de empresas. O Marketing também é visto com bons olhos quando as compras são feitas, porque terá melhor entendimento da situação para criar campanhas e divulgações.
- Melhoria financeira.
Para ter sempre um bom resultado, é essencial prestar atenção nas informações do estoque. - Logística administrada.
Montar uma planilha para administração de estoque pode ajudar.
Os produtos das classes A e B podem ser visto como oportunidade de avançar e não devem ser tratados com menos importância nunca!
Situações a Curva ABC deve ser reconsiderada.
A estratégia de curva ABC ajuda a identificar oportunidades e te dá uma visão sobre como cuidar a partir disso. Embora a Curva ABC traga análises precisas, fique atento a alguns pontos que podem trazer erros:
Validade, novidade e sazonalidade.
Por mais importância uma mercadoria pode ser para a sua empresa, precisa ter essas informações. Analise o tempo que ele sai para determinar o quanto você vai comprar. Se o produto é perecível, a validade precisa estar alinhado com a saída.
Aplicando a estratégia de curva ABC, o controle de estoque será feito com mais eficiência. Também irá ajudar a dar mais visibilidade para a área, vai dar ideias sobre aproveitar o seu negócio, e consequentemente, você terá lucros mais rápidos e reduzir gastos que irá impulsionar a saúde do seu negócio.
Excelente!
Pingback: Gestão de estoque; qual a real importância? | Na Hora Transporte